quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Unhas: garras lindas e fortes

A parte do corpo que também merece todo o cuidado

Não é por menos que os esmaltes já são considerados acessórios para look´s sempre mais completos. Afinal, as unhas merecem, assim como todas as outras partes do corpo, um tratamento adequado e cheio de mimos. Nos últimos tempos, elas têm feito tamanho sucesso que ganharam espaço próprio. E este se alastra cada vez mais, indo além da rotina de mulheres (e homens!) nas idas semanais à manicure. Hoje, invadem, sem qualquer cerimônia, intermináveis listas de sites de internet, programas de TV, bate-papos e páginas de revista, como neste exato momento.
Já que elas estão aqui, como personagens principais da semana Blush!, saiba que necessitam de atenção e cuidados cotidianos. O primeiro deles é simples e completamente acessível. Quer cumprir o preceito básico para deixar as garras com jeito de unhas domadas? Então corte e higienize as suas sempre quando necessário. Para quem costuma cobri-las de esmalte, o lembrete inicial não poderia ser outro: nunca o mantenha por mais de sete dias e também não se esqueça de deixar mãos e pés descansando, no mínimo, ao longo de 24 horas antes da próxima pintura.
Atenção!
Não há como não perceber quando as unhas estão fracas ou com problemas mais sérios. Elas são evidentes e transparecem a realidade com exatidão. Basta lançar um olhar para saber que manchas brancas, descamações ou ondulações são sintomas de que a saúde delas não anda bem. O mesmo ocorre quando ficam quebradiças demais e já não resistem nem sequer alguns dias sem se desfazerem.
Os males que mais comumente afetam essas estruturas de queratina são as onicomicoses, infecções causadas por fungos, a psoríase, doença inflamatória da pele, e a onicocriptose, ou seja, a famosa unha encravada. Cada uma delas exige um tratamento diferenciado, por isso, os casos devem ser levados a especialistas.
Nas manicures
O assunto é polêmico. Tem quem diga que cortar as cutículas prejudica a saúde das unhas. E também outros nem um pouco adeptos à opinião. Mas, o veredicto mais comum entre os profissionais da área eleva o meio-termo à posição de verdade. As manicures dizem que o ideal é se livrar apenas dos excessos, pois, quando os cortes se aproximam demais da pele, as unhas ficam desprotegidas.
Outra dica imprescindível diz respeito aos salões. As escolhas devem seguir alguns preceitos e eles incluem, principalmente, a higiene do local. O uso de materiais descartáveis ou esterilizados é fundamental. Mas, ainda melhor é ter e levar o próprio kit, com alicate, lixa, cortador e todo o restante necessário para deixar as mãos e os pés lindos e saudáveis.
Falando nisso, eis que, acompanhado de todos esses cuidados, tem ainda os questionamentos a respeito do bem e do mal associado aos esmaltes e removedores. Vale lembrar: a acetona resseca as unhas e os produtos sem a substância na composição tendem a gerar menos efeitos colaterais.
Soluções
Se você é daquelas pessoas que sofrem com unhas encravadas, não existem truques hábeis a solucionar o problema e, sim, tratamentos. Ao invés de buscá-los, vá ao encontro de um podólogo. Já em casos de unhas quebradiças e fracas, as causas devem ser investigadas por um dermatologista.

0 comentários:

Postar um comentário