terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Manicure em casa: 10 dicas para fazer as próprias unhas


Passo a passo para ficar com unhas incríveis, coloridas e feitas por você mesma


TOP 10: FAZER AS UNHAS
1- Lugar iluminado e posição correta 
Dê preferência para a luz natural, que ajuda a enxergar possíveis defeitos. 
Procure não ficar muito curvada e muito menos sentar de forma que suas mãos fiquem muito baixas. A altura ideal é manter as mãos no meio do tronco, como se estivesse apoiada em uma mesa. 

2- Kit manicure completo 
Além de lixa de unha, algodão e solução de acetona ou removedor de esmalte, o ideal é ter em mãos um pequeno kit. Invista nele e você não vai se arrepender: lixa bloco (aquela de polir a superfície da unha), espátula, alicate de cutícula, emoliente, pau de laranjeira, base, esmalte, spray ou óleo secante, borrifador de água, toalhas descartáveis e uma toalha para secar as mãos durante o procedimento, lápis ou pó hemostático, recipiente de água e álcool 70%.
Foto: Editora Globo
Kit unhas: investimento para quem gosta da ideia de fazer as próprias 
3- Material adequado para uso 
A limpeza dos instrumentos deve ser feita da seguinte forma: primeiro lavar com sabão neutro e água e secá-los muito bem. Depois, esterilizá-los: quem não tem uma estufa ou autoclave, pode aplicar álcool 70% com um algodão. E, por fim, armazenar da forma correta (embalados de forma individual). O recipiente de água utilizado para a remoção da cutícula também deve ser limpo com água e álcool 70%.
Foto: Editora Globo
Preparação: emoliente para soltar a cutícula 
4- Preparação e aplicação do emoliente de cutículas 
Existem duas formas de preparar a cutícula. A técnica de “mão a seco”, que consiste em aplicar o emoliente, pedaços pequenos de algodão em cada unha e borrifar água. E a técnica “mão na água”, mais conhecida, que se resume em aplicar o emoliente em todas as unhas, mergulhar os dedos em água morna e deixá-los submersos por cerca de 3 minutos.
Foto:
Técnica mão a seco 
5- Cutícula – espatulação e remoção 
Este talvez seja o passo mais importante para alcançar unhas belas em casa! A espatulação deve ser feita com calma. Se essa fase for efetuada de forma adequada, tirar a cutícula vai ser bem mais fácil. Caso tenha optado pela técnica a seco, retira-se apenas o algodão da unha a ser espatulada. 
A espátula deve ser segurada como se fosse uma caneta, próxima à ponta redonda. Não é necessário colocar força, o mais importante é empurrar delicadamente a cutícula, acompanhando o formato da unha. 
Para a remoção da cutícula, o alicate deve estar devidamente amolado (se não estiver, as chances de se cortar são enormes). 
Dicas: 
• Para quem gosta, e sabe, vale afundar o alicate. Para as iniciantes, não é recomendado, pois as chances de se machucar feio são altíssimas. 
• Vale lembrar que os dermatologistas recomendam apenas a retirada parcial da cutícula.
• Lembre-se que a cutícula só pode ser feita uma vez por semana, esse é o tempo mínimo que ela leva para crescer.
• Caso você se corte e não pare de sangrar, aplique um pouco de pó hemostático no local, isso ajuda bastante.
• Ah, em ambas as técnicas as outras unhas devem permanecer úmidas para a cutícula não secar.
Foto:
Tirar cutícula requer prática. Ou seja, vá aos poucos até estar bem treinada 

0 comentários:

Postar um comentário