quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Nada de excessos na hora de retirar a cutícula

Retirar a cutícula em excesso pode, em muitos casos, ocasionar ferimentos, o que contribui para a entrada de fungos e bactérias na pele, causando infecções.



Dermatologista não aconselha tirar a cutícula em excesso
                                            Dermatologista não aconselha tirar a cutícula em excesso 
Tirar ou não a cutícula, eis a questão. Muitas mulheres não abrem mão dessa prática, indo todos os fins de semana ao salão de beleza para fazer as unhas, e, na maioria dos casos, só saindo satisfeitas se as cutículas forem totalmente retiradas antes da unha ser esmaltada.
“Tem cliente que gosta da unha sem nenhum rastro de cutícula, mas eu não gosto de trabalhar assim. Retiro excessos, mas não por completo, para não deixar a unha exposta a fungos. Pra mim, o ideal é limpar a unha, e para isso não é necessário remover completamente a cutícula”, explica a manicure Cinara Cardoso.
A universitária Evelyn Souza adora uma unha bem-feita. “Vou à manicure a cada 15 dias, e pra mim a cutícula deve ser retirada por completo, pois não considero que isso possa ser  prejudicial”, ressaltou.
Segundo o dermatologista Luiz Cláudio Dias, é o excesso que acarreta o prejuízo. “As pessoas retiram a cutícula em excesso, e, em muitos casos, se machucam, ocasionando microlesões. O ferimento contribui para a entrada de fungos e bactérias na pele, o que pode causar uma infecção. Em muitos casos o próprio organismo combate a infecção. Mas em outros, é preciso ser avaliado por um médico e até usar antibiótico”, ressalta.
Não deve ser tarefa fácil, para quem é acostumado a retirar a cutícula, ter que de repente parar. No começo, ela fica feia e grossa, e causa desconforto. Usando a hidratação certa e produtos adequados, com o tempo a cutícula estará saudável e fina, quase imperceptível. Assim prometem alguns produtos.
A Sally Hansen desenvolveu um produto adequado para as cutículas grossas. O Problem Cuticle Remover condiciona-as visivelmente, deixando-as mais hidratadas e saudáveis. Basta aplicar uma fina camada sobre as cutículas e massagear. Depois de esperar de 3 a 5 minutos, é só empurrar com um palito de manicure para trás. O Problem Cuticle também pode ser utilizado para retirar as cutículas dos pés, que geralmente são mais grossas.
É importante hidratar as cutículas todos os dias, assim, se evita que algumas peles se levantem. Para ter unhas bonitas e bem cuidadas, é importante pensar na saúde também.
“Não podemos esquecer da transmissão de doenças como sífilis, Aids, e hepatite, por instrumentos cortantes contaminados. O material utilizado na manicure deve ser individual. Os de uso coletivo devem ser higienizados e esterilizados”, alerta o médico Luiz Cláudio.

0 comentários:

Postar um comentário